Confraternização da Hydro Alunorte: Política do Pão e Circo?

A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
Em qualquer sociedade os problemas de corrupção e falta de compromisso com o povo são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.
Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes “presentes” ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.
Neste mês de dezembro é comum as pequenas, médias e grandes corporações prepararem suas confraternizações, no entanto é necessário que de fato os trabalhadores tenham o que comemorar, não somente os recordes em produção mas também a harmonia do dia-a-dia. E é fato que na Hydro Alunorte não temos o que comemorar, então verificamos que a festa de final de ano foi tão somente a prática da política romana do pão e circo.
O ano de 2012 para a Hydro Alunorte foi marcado pelo índice elevado de acidentes, inclusive com o óbito do camarada mecânico Zacarias de 26 anos , que não foi divulgado pela imprensa local, muito menos investigado pela polícia. É unânime entre os trabalhadores o motivo pelos constantes acidentes, dentre eles: desmotivação pelo baixo salário, assédio moral praticado pelos gerentes, pessoas doentes que estão trabalhando sem restrições e o sistema ditatorial implantado pela norueguesa Norsk Hydro. Além disso, desde outubro houve vários cortes do adicional de insalubridade de áreas antes contempladas, devido um estudo muito suspeito feito pela empresa ITSEMAP que levou um ano para dar seu parecer, deixando vários trabalhadores frustrados, já que é um item importantíssimo para a aposentadoria. Então eu pergunto: comemorar o quê?
Talvez seja a imagem brasileira no exterior de país do carnaval e de onde tudo acaba em pizza o estimulador para que os acionistas poderosos da Norsk Hydro continuem tal qual como a Vale, apenas esperando nosso produto para fazer frente ao concorrido mercado europeu, e não levem em consideração que isso é feito por pessoas que merecem RESPEITO (um dos valores da Norsk Hydro) e principalmente qualidade de vida. O certo é que não são churrasquinhos, cervejas e músicas que vão tirar o foco na busca por um ambiente melhor de trabalho, muito menos mascarar graves problemas que ocorrem todos os dias na planta da Hydro Alunorte. 
É hora de pensarmos em um sindicato forte e comprometido com a causa dos trabalhadores, precisamos de resultados práticos como os alcançados anteriormente, é por isso que criamos a Oposição Sindical Valorização e Luta, e precisamos da adesão de cada trabalhador nessa construção!!

Bibliografia: InfoEscola 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES