Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

A Hydro Alunorte empresa do grupo noruegues Norsk Hydro com instalações no municipio de Barcarena, estado do Pará, é considerada a maior empresa de produção de alumina do mundo. Tem um corpo funcional de 1.600 trabalhadores próprios e pouco mais de 2.000 terceiros, com uma produção anual de quase seis milhões de toneladas de alumina.

Desde o inicio de suas atividades em solo paraense ainda sob o comando da poderosa Vale, a Hydro Alunorte adquiriu certificações importantes e que trazem reconhecimento para qualquer empreendimento de nível mundial, entre elas a ISO 9000 (gestão de qualidade), ISO 14000 (gestão ambiental) e a SA 8000 (responsabilidade social).

SA8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social que existe para empresas fornecedoras e vendedoras.

A SA8000 (Social AccountAbility 8000) é a primeira certificação internacional da responsabilidade social. Seu principal objetivo é garantir os direitos dos trabalhadores.

Lançada em 1997 pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI - Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) é a primeira certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global.

Com base em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislação local referente, a SA8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.

Em uma de suas cláusulas determina a escolha pelos trabalhadores de representantes, que devem preferencialmente ser uma casal para que não cause constrangimentos. No entanto a SA 8000 dentro da Hydro Alunorte já não tem representação feminina dos trabalhadores, tudo porque não houve substituição da antiga representante que se desligou da empresa.

Algumas trabalhadoras não tem a quem recorrer para denunciar casos de assédio moral, sexual ou constrangimentos das várias formas enfrentados no interior da empresa, e que muitas vezes ocorrem de forma silenciosa e que acabam como fumaça, se perdendo no ar.

Estaremos cobrando a substituição imediata da representante feminina na SA 8000 para que as trabalhadoras possam ter suas demandas atendidas.

Comentários

Anônimo disse…
Oi boa tarde eu me chamo Rosinaldo Amaral Maia. estou aqui indignado com a empresa mark's o seja com a gerência porque eu já trabalhei lá 1 ano e 9 meses sem falta ou a testado e me demitiram e falaram que eu ei ser contratado em abril passou abri e fiquei aguardando e em maio contrataram muita gente e sem o gerente me dando esperança de ser contratado de novo mas sempre me desdobrando mas fique confiante duas pessoas que sabem que eu faço tratamento mental e mesmo assim me demitiram e eu deles me chamou de doido e que eu não podia trabalhar contratado porque eu sou doido aí todo esse tempo aí quando começou a contratação o gerente Adriano nem quis mas nem falar comigo aí quando eu conseguir ele me disse que não podia me recontratar sem a carta do sine porque era exigência da hydro alunorte e se eu conseguir a carta do sine eu seria contratado novamente e fiquei mas de 30 dias pra mim conseguir a carta eu amanhecia no cine quando eu conseguir a carta ele nem quis falar comigo e nem me recebeu só disse que eu tinha que fazer uma entrevista com Francisco Barros conhecido como painho e esperei pra fazer a entrevista e um fica jogando para o outro tentando me fazer de besta aí devolveram a carta pro sine e esse seu Adriano administrativo falou que a empresa e nem ele é obrigado a contratar ninguém e quero procurar meus direitos tanto na demissão e por falta de respeito e por danos morais e pessoais e quero justiça contra a empresa e essas duas pessoas como eu posso fazer pra entrar como uma ação na justiça por danos morais e por preconceito só peço pra quem estiver lendo essa mensagem dei uma atenção porque já fui muito prejudicando e homilhado por essas pessoas e agora tenho que ficar fazendo tratamento e sem trabalho...hydro alunorte barcarena pará
Unknown disse…
Oi boa tarde eu me chamo Rosinaldo Amaral Maia. estou aqui indignado com a empresa mark's o seja com a gerência porque eu já trabalhei lá 1 ano e 9 meses sem falta ou a testado e me demitiram e falaram que eu ei ser contratado em abril passou abri e fiquei aguardando e em maio contrataram muita gente e sem o gerente me dando esperança de ser contratado de novo mas sempre me desdobrando mas fique confiante duas pessoas que sabem que eu faço tratamento mental e mesmo assim me demitiram e eu deles me chamou de doido e que eu não podia trabalhar contratado porque eu sou doido aí todo esse tempo aí quando começou a contratação o gerente Adriano nem quis mas nem falar comigo aí quando eu conseguir ele me disse que não podia me recontratar sem a carta do sine porque era exigência da hydro alunorte e se eu conseguir a carta do sine eu seria contratado novamente e fiquei mas de 30 dias pra mim conseguir a carta eu amanhecia no cine quando eu conseguir a carta ele nem quis falar comigo e nem me recebeu só disse que eu tinha que fazer uma entrevista com Francisco Barros conhecido como painho e esperei pra fazer a entrevista e um fica jogando para o outro tentando me fazer de besta aí devolveram a carta pro sine e esse seu Adriano administrativo falou que a empresa e nem ele é obrigado a contratar ninguém e quero procurar meus direitos tanto na demissão e por falta de respeito e por danos morais e pessoais e quero justiça contra a empresa e essas duas pessoas como eu posso fazer pra entrar como uma ação na justiça por danos morais e por preconceito só peço pra quem estiver lendo essa mensagem dei uma atenção porque já fui muito prejudicando e homilhado por essas pessoas e agora tenho que ficar fazendo tratamento e sem trabalho...hydro alunorte barcarena pará

Postagens mais visitadas deste blog

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES