HYDRO ALUNORTE DEMITE MEMBRO DA OPOSIÇÃO SINDICAL EM BARCARENA

O companheiro Ocimar Cunha Pontes, trabalhador da Hydro Alunorte e membro da Oposição Sindical “Valorização e Luta” foi demitido. Ocimar como é conhecido pelos colegas, tem histórico de lutas e trabalhava na empresa há 17 anos. O companheiro foi diretor do Sindicato dos Químicos de Barcarena, e atuava como membro da Oposição Sindical dos Químicos em Barcarena.
Ocimar foi um dos trabalhadores que deu início a planta química da Hydro Alunorte em 1995 na época uma empresa estatal, trabalhando na área Branca, após apresentar problemas de saúde foi remanejado a pedido do médico da época para a área de utilidades. Em 2001 foi eleito Diretor do Sindicato e por ter uma postura combativa obteve como retaliação por suas ações, a empresa já com capital da poderosa Vale o colocou em uma área (Filtração) onde as tarefas realizadas por ele contrariavam as recomendações médicas. Obrigado a realizar muito esforço físico o Companheiro agravou os problemas na coluna e ombros, que o afastaram do trabalho por alguns anos. Em agosto passado mesmo sem condições de trabalho o INSS, cessou seu benefício.
Ocimar fez duas cirurgias na coluna, e também no ombro e pulso, e devido às dificuldades provocada por seu estado de saúde o companheiro acabou desenvolvendo problemas psicológicos. Ao retornar para a empresa Ocimar não sabia que encontraria seu algoz: a médica do trabalho. Mesmo munido de vários laudos de ortopedistas e psiquiatra atestando sua incapacidade  para retornar à vida laboral, a médica desconsiderou todos e encaminhou o funcionário para a área, alegando que o mesmo nada tinha e que pasmem, estava fingindo.
 Fica claro que a empresa não esqueceu a luta desenvolvida pelo Companheiro quando era diretor do Sindicato, que sempre lutou em defesa dos direitos dos trabalhadores da Hydro Alunorte. Tal atitude mostra a covardia e a insensatez da Hydro, optando por demitir um membro de uma Oposição reconhecida legalmente pela justiça,
 Se a empresa pensa que com a demissão de Ocimar vai calar a Oposição, deram um tiro no pé. Esta atitude covarde tomada contra o Companheiro só fortalece cada vez mais a crença, que para sermos respeitados como trabalhadores e principalmente como seres humanos, precisamos de um Sindicato forte que possa representar de fato e de direito os trabalhadores da empresa. Foi por isso que criamos a oposição Sindical “Valorização e Luta” e que hoje é a verdadeira voz em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES