Práticas anti-sindicais na Hydro Alunorte

                                                                                                                    “É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na
                                                                                                               caminhada certa.  Mas a graça das graças é não desistir nunca.”
                                                                                                                                                                                 (Dom Helder Câmara)


Em respeito aos 214 trabalhadores e trabalhadoras que acreditaram que é possível um Sindicato ético e comprometido com a causa dos trabalhadores, os companheiros que formaram a chapa 2 “valorização e luta” resolveram, em reunião, pedir a intervenção do judiciário na eleição para a direção do Sindicato dos Químicos ocorrida no dia 8 de maio de 2013.
As irregularidades cometidas pelos membros da chapa 1, encabeçada pela atual direção do Sindicato dos Químicos de Barcarena foram gritantes, afronta ao estatuto e o próprio regimento eleitoral. Esclarecemos  que a Ação Judicial ajuizada perante a Justiça do Trabalho, a qual foi distribuída para a 2ª Vara do Trabalho de Abaetetuba sob o Nº000927-78.2013.5.08.0125, tem como principal fundamento:
1) a lista de eleitores, além de entregue à Chapa 2  fora do prazo previsto no Regimento Eleitoral e no Estatuto,  veio INCOMPLETA;
2) A gravação através de cinegrafista e fotógrafos dentro do local de votação, afrontando diretamente o Regimento Eleitoral;
3) A realização de propaganda irregular com a promessa de cadastramento de eleitor através do sindicato com programas como os que foram divulgados no Informativo distribuído aos companheiros dia 07/05/2013, com o claro intuito de beneficiar a chapa 1, utilizando a máquina administrativa do Sindicato em favor dos apadrinhados.
A Chapa 2 acredita no Poder Judiciário independente, e capaz de garantir um novo processo eleitoral transparente e verdadeiramente democrático, onde as duas chapas inscritas possam disputar em igualdade de condições, o que infelizmente não foi observado neste processo.
Práticas anti-sindicais na Hydro Alunorte
Os trabalhadores não escondem sua indignação com a postura adotada pela Hydro Alunorte durante o processo eleitoral, o apoio explícito da empresa à chapa 1 saltou aos olhos, não apenas com os prêmios doados pela empresa à direção do Sindicato para serem sorteados no dia 04 de maio as vésperas da eleição, na festa do trabalhador.
Outro fato relevante foi a filiação ao Sindicato, no apagar das luzes, de membros da linha de comando, inclusive o gerente de relações trabalhistas (RT).
O que levou a empresa a jogar no lixo seus valores e seu código de conduta? O que motivou a empresa a deixar de lado suas responsabilidades, como a produção de alumina e segurança do trabalho para tomar partido em uma eleição sindical?
            Esperávamos que o novo grupo que assumiu o controle acionário da Alunorte, tivesse uma postura diferente da Vale, e que coibisse estas práticas anti-sindicais que as empresas teimam em praticar no Brasil. O que infelizmente não aconteceu, já que o gerente de relações trabalhistas da empresa trabalhou como garoto propaganda da chapa 1.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos da Hydro Alunorte não participam de reunião sobre PR 2012.

Trabalhadores da Alunorte/Norsk Hidro são enganados por direção do Sindicato