É hora de mudar !!

                                                                       Amor não chora eu volto um dia, o rei velho e cansado
                                                                        já morria perdido em seu reinado sem Maria”.
                                                                                                                          Geraldo Vandré
O Sindicato dos químicos de Barcarena, já foi muito respeitado, por enfrentar grandes desafios em defesa dos trabalhadores da Hydro Alunorte. O primeiro desses foi a legalização da entidade, mas foi também,  o primeiro embate vitorioso, dentre tantos outros, na época frente à poderosa Vale do Rio Doce.
Com uma visão classista o Sindicato dos Químicos, torna – se um dos mais combativos do Brasil com reconhecimento internacional e referência no Estado do Pará.  O lema era Negociar Sim, se vender nunca!

Muitas foram as conquista como: 1) a Tabela de Turno Francesa, que garantiu mais qualidade de vida para os trabalhadores de turno; 2) o tíquete refeição;  3) direito a universidades para os trabalhadores e seus filhos; 4) tíquete de Natal, Entre outras.  
Nesse tempo, a empresa respeitava o sindicato. Tinha que respeitar. Sindicato é pra defender os direitos dos trabalhadores. Sindicalista não se constrói em laboratório, ele é forjado nas lutas do dia a dia, no movimento estudantil, nas igrejas, nos centros comunitários e principalmente pela indignação frente às injustiças sociais.

 O que vemos hoje no Sindicato dos químicos é um pseudo Sindicalista, fantasiado de presidente sem liderança e isolado entre os poucos diretores que continuam na entidade. É de conhecimento de todos os trabalhadores que dos quatorzes diretores eleitos em 2010 restam apenas sete.
A falta de liderança do presidente do Sindicato aliado a sua postura ditatorial e centralizadora afasta os poucos diretores da entidade e engessa as ações Sindicais.

Com isso os trabalhadores ficam sem representação e entregue a própria sorte. Como exemplo temos a retirada do adicional de insalubridade dos trabalhadores do porto e Limpeza cáustica. A intrajornada que foi negociado a preço de banana podre com a empresa. Como se faz negociações como essas que só prejudica os funcionários. Quem ganhou com essas negociações? Certamente não foram os trabalhadores.

 Isto acontece porque o presidente do Sindicato age como “garoto de recado” da empresa e totalmente omisso aos interesses dos funcionários da Hydro Alunorte. A quem interessa esta postura? O Sindicato perdeu tudo: Conquistas históricas, respeito conquistado com muita luta. E até a vergonha na cara.

Comentários

Unknown disse…
Olha só quem voltou a fala mau do sindicato, o Regilson Leão, o maior pilantra da histporia dos estudantes de barcarena, o maior reformado de refeitorio da alunorte, o maior emganador do PCdoB, o maior traidor do Pará.
Depois de ter mentido pro Gil que ia fica na dele quando fosse forma a chapa pra concorrer pro sindicato, trairo o cara, fazendo motim pro outros votarem nele.
O pateta acha que os outros sao otario que nem ele é.
Não aguentando que o pessoal acha que o Gil é muito mais esperto e vai se melhor presidente que ele seria, foi enganar o pobre do Feitosa.
Dizendo que ia ajuda ele a vencer a eleição, fez foi enganar todo mundo e quando viu que nao ia poder continua enganando por muito tempo, meteu o rabinho entre as pernas e foi senta no colinho do Gil.
Eta cabra froxo, mané e otario.
Agora sai por ai defendendo o Gil, deposi de ter dito pra muita gente que o Gil é um retardado, que nao sabe direito nem o que dialética.
Avacalho com ele dizendo que até hoje não sabe como ele se formou em sociologica e nao tem um projeto em barcarena.
Pior e ele ter enchido o peito dizendo que o pessoal que ta com o Gil e um bando de fraco e agora ta como se fosse uma sobra do cara.
Esse sangue de Zé mané que o Rogilson Leão tem é de da enchou no conde dracula.
Vai trabalha mané em vez de ficar mentindo e falando bestera.
vai trabalha, porque aquela vaga de professor do municipio que tu ta ocupando so pra receber o slario, sem nunca ter ido trabalha e que e uma vergonha.

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES