Norsk Hydro começa a caça as bruxas




As lideranças ligadas à oposição Sindical na refinaria de alumina da Norsk Hydro em Barcarena no Pará estão sendo perseguidos por causa de suas posições em defesa dos trabalhadores.  A empresa achou que estava tudo dominado já que mantém a direção do Sindicato sob a sua tutela e não imaginava que poderiam surgir novas lideranças no seio dos trabalhadores. Ledo engano. 
Como não consegue controlar a Oposição, usam de uma arma medieval, que é calar a força as pessoas. Age como a igreja que montava um tribunal formado por membros do próprio Clero que encenavam um julgamento “justo” e em nome de Deus queimavam vivos seus opositores, que ousavam questionar seus dogmas.
A empresa está tão habituada a esta prática que a medicina do trabalho aplica o Senso comum e não a Ciência nos casos ocupacionais na empresa, contrariando todas as recomendações dos médicos especialistas a medicina do trabalho, tentando evitar que trabalhadores consigam estabilidade no trabalho está mantendo empregados recém-operados na área trabalhando e retirando a restrição ao trabalho de empregados, e entregando estes a própria sorte. Muitos foram demitidos.
A empresa Norsk Hydro, de capital Norueguês é detentora de inúmeras certificações, entre elas a SA 8000. A Noruega e o Brasil assinaram as convenções de nº 87 e de nº 111, elaboradas pela organização internacional do trabalho – OIT, bem com as diretrizes preconizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Se a Norsk Hydro defende todas as verdades citadas acima porque age como estivesse na idade média? Por quê não respeita as lideranças dos trabalhadores? A empresa não é capaz de reconhecer que os direitos trabalhistas devem ser considerados direitos humanos, como prega a declaração dos direitos humanos da ONU.
A Oposição Sindical “Valorização e luta” tem como objetivo a democratização das relações de trabalho. Em Barcarena estas relações historicamente estão baseadas na ausência de democracia, com o predomínio do autoritarismo, o assédio e o desrespeito.  Nossa luta é para garantir o real valor social do trabalho, combatendo toda e qualquer tentativa da empresa de retirada de benefícios, devemos combater também a discriminação nos locais de trabalho, que é uma das principais causa de acidentes. Uma boa relação de trabalho possibilita dignidade dentro e fora da empresa aos seus trabalhadores.


Gilvandro Santa Brígida
Coordenador da Oposição Sindical Valorização e Luta 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES