Norsk Hydro toma atitude anti-sindical na Alunorte.

Se o sindicalismo surge como um movimento de lutas, de conquista de direitos para a classe operária, se pressupõe que este movimento deve ser sustentado, mantido, pela liberdade, em outras palavras, deve se apoiar na idéia de liberdade. Após um ano de atividades industriais como majoritária em solos paraenses a norueguesa Norsk Hydro passa a ter atitudes anti sindicais nas unidades de Barcarena, desrespeitando com isso a declaração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que estabelece na Convenção nº. 87, aprovada em 1948, em conferência realizada na cidade americana de São Francisco os princípios do direito sindical. O art 2º da Convenção diz que: "Os trabalhadores e os empregadores, sem distinção de qualquer espécie, têm o direito, sem autorização prévia, de constituir organizações de sua escolha, assim como o de se filiar a estas organizações, à condição única de se conformarem com os estatutos destas últimas."


Na Hydro Alunorte, Gilvandro Santa Brígida coordenador da Oposição Sindical “Valorização e luta”, tem sido perseguido pelas Gerências em todos os níveis. O mesmo sempre esteve ao lado dos trabalhadores sendo um dos fundadores do SindQuímicos, integrante atuante na CIPA e líder inquestionável da oposição sindical. Por tudo isso, o camarada Gilvandro Santa Brígida adquiriu alguns problemas de saúde e também psicológicos, sendo acompanhado por médicos de várias especialidades para que consiga ainda ter a chama viva de luta em prol desses trabalhadores, que tem sido submetidos a inúmeros constrangimentos por parte de líderes despreparados. Contrariando orientações médicas, no mês de abril nosso líder sindical não teve abonado faltas quando o mesmo estava sob supervisão médica, e fomentando ainda mais a perseguição, a empresa determinou que  o mesmo deveria voltar para o regime de  turno, mesmo sabendo que Gilvandro não pode passar noites sem dormir segundo determinações médicas.

A oposição sindical Valorização e luta tem sido responsável por várias denúncias, seja das relações de trabalho ou da forma como tais relações se dão, com isso tem provocado descontentamento por parte da alta cúpula da empresa, que em uma demonstração clara de desrespeito a liberdade de posicionamento do colaborador tem colocado todos seus "algozes" para que cessem à qualquer custo as ações de Gilvandro Santa Brígida e a Oposiçao Sindical, com isso chegamos a conclusão  que o próximo alvo pode ser qualquer um que integre nosso movimento, que nada mais é do que a busca da praticidade da lei e do discurso.    

A Norsk Hydro deixa sua marca de perseguidora das liberdades sindicais. Enquanto muitos países conseguem se livrar de ditaduras de décadas, nosso país com o aval do neoliberalismo, mostra que estamos andando pra trás. Do que adianta números de grandes indústrias e recorde em produções se temos um elemento importante arrancado de nós. A LIBERDADE!!!!

Comentários

Unknown disse…
Legal essa, um dos MAIORES VAGABUNDOS do movimento sindical, GIVANDRO SANTA, reclamendo de estar doente, esse cara nao tá doente, ele SEMPRE foi doente, sempre se colocou como um capacho da CUT, dos sem terra, dos atingidos pela vale, e muitos outros, agora viro capacho do despreparado e outro doente que é o Rogilson.
Ele tem mais é mesmo que ir trabalhar, fiquei sabendo que ele leva atestado frio pra empresa, mas vai pra reunião do pt e da cut, achando que isso é legal, ele devia era tá ajudando agente la na área, e ainda diz que que defende a gente.
Gil e Rogilson, tomem vergonha na cara e vão trabalhar.

Jose Vicente.

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES