Vitorioso Congresso Estadual da CTB-PA reúne sindicalistas da capital e do interior

Cerca de 130 sindicalistas do estado do Pará, representando 21 categorias profissionais e de 23 entidades, da capital e do interior, participaram nos dias 7 e 8 de junho, do 3º Congresso Estadual da CTB-PA. A atividade foi realizada no auditório do IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, na Av. Almirante Barroso, em Belém (PA).

ctbpa congresso6
A abertura do evento reuniu representantes de entidades dos movimentos sociais e parlamentares, como UNE (União Nacional de Estudantes), UBES (União Brasileiras de Estudantes Secindaristas), UBM (União Basileira de Mulheres), Unegro, UJS (União da Juventude Socialista), o deputado estadual Edmilson Rodrigues, a vereadora Sandra Batista, representando a Câmara Municipal de Belém e Jorge Panzera, presidente do PCdoB Pará .
Estiveram presentes ainda os presidentes de centrais sindicais Marivaldo (NCST) e Ivo Borges (Força Sindical). Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação representou a CTB Nacional e pela estadual os dirigentes José Marcos Araújo (Marcão Fonteles), Francisco Assis e Marcela Nogueira.
Após a solenidade de abertura, iniciou-se o processo de debate e aprovação do regimento do 3º Congresso, denominado de Congresso Pedro Pomar, em homenagem ao líder operário paraense, nascido em Óbidos, assassinado pela ditadura militar, em 15 de dezembro de 1976, no episódio conhecido como Chacina da Lapa.
No encerramento do 1º dia uma apresentação com o artista paraense Pedrinho Callado que cantou para os sindicalistas classistas presentes.
Segundo dia
No segundo dia do Congresso os delegados e delegadas debateram as teses do 3º Congresso Nacional, apresentadas pelo dirigente nacional da CTB, Eduardo Navarro e pelo presidente estadual Marcão Fonteles,  que apresentou o documento “Um Pará Democrático, Progressista, Desenvolvido e para todos”, com a proposta de desenvolver um projeto estadual de desenvolvimento, com valorização do trabalho.
ctbpa congresso5
Rogilson Rodrigues apresentando demandas para Barcarena
O presidente Marcão apresentou os números sócio econômicos do estado, o segundo maior estado em volume de geração de divisas para o Brasil, mas com forte concentração em produtos primários e em commodites.
“É necessário que o crescimento econômico repercuta na melhoria da vida do povo trabalhador. Não pode ganhar unicamente o capital, na busca pela sua reprodução. É necessário que se planeje, com criação de infraestrutura de saúde, educação, saneamento, segurança, lazer, para que se rompa com os históricos ciclos econômicos do estado em que aos trabalhadores e às populações tradicionais restem apenas graves problemas sociais resultados de um crescimento desordenado, não tendo melhoria significativa na sua qualidade de vida, afirmou Marcão que destacou a necessidade de colocar no centro do debate um Novo Projeto Estadual de Desenvolvimento que atenda os reais interesses do povo paraense.
“Um projeto que permita Avançar nas mudanças com valorização do trabalho, que permita Mudar o Pará, rumo ao desenvolvimento. Não podemos permitir que a produção de nossa energia signifique tão somente a interrupção de nossos rios, os problemas ambientais e sociais, beneficiando apenas para os estados consumidores. Quando até o ICMS é pago nos estados consumidores e o Pará fica a ver navios”, ressaltou o sindicalista.
Após os debates, com grande participação de dezenas de sindicalistas, com bom nível de intervenção foram aprovadas as propostas das teses nacionais e regionais.
Na parte da tarde, os sindicalistas participaram da discussão sobre o Plano de lutas, que reafirmou as bandeiras pelo Pleno Emprego; Melhores salários; Fortalecimento da Organização Sindical; Ampliar e Universalizar os Direitos Trabalhistas e Previdenciários no Estado; Reforma Agrária; Buscar a unificação da Luta dos trabalhadores; Ampliação dos Espaços Políticos Favoráveis à Luta dos Trabalhadores; Defesa do Desenvolvimento do Estado; Defesa da Saúde e meio Ambiente; Defesa de uma Lei de Mídia democrática.
ctbpa congresso7
A nova diretoria da CTB-PA
A seguir foi eleita a nova direção da CTB Pará, encabeçada pelo bancário José Marcos Araújo (Marcão Fonteles) para mais um período de gestão à frente da CTB estadual, tendo Marcela Nogueira,  Francisco Assis, Darlei e Lucileide Mafra como vice-presidentes e Cleber Rezende na secretaria-geral. “Essa é uma direção que se renovou, ampliando sua executiva para uma composição representando 10 categorias”, destacou em seu discurso Marcão.
Portal CTB com CTB-PA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES