Trabalhadores da Alunorte/Norsk Hidro são enganados por direção do Sindicato

Só padece de solidão quem se isola das lutas de seu tempo”
(Miguel de Cervantes – na obra Dom Quixote)

O Sindicato dos Químicos de Barcarena nasceu em junho de 1998, enfrentando grandes desafios. O primeiro desses foi a legalização da entidade, mas foi também,  o primeiro embate vitorioso, dentre tantos outros, frente à poderosa Vale do Rio Doce.
Defendendo uma visão classista conseguimos colocar o Sindicato dos Químicos, entre os mais combativos do Brasil com reconhecimento internacional e referência no Estado do Pará.  O lema era Negociar Sim, se vender nunca!

Muitas foram as conquista como: 1) a Tabela de Turno Francesa, que garantiu mais qualidade de vida para os trabalhadores de turno; 2) o tíquete refeição;  3) direito a universidades para os trabalhadores e seus filhos; 4) tíquete de Natal, Entre outras.   
Nesse tempo, a empresa respeitava o sindicato. Tinha que respeitar. Sindicato é pra defender os direitos dos trabalhadores. SINDICALISTA QUE SE PRESA, NÃO SE VENDE.
Sindicalista não se constrói em laboratório, ele é forjado nas lutas do dia a dia, no movimento estudantil, nas igrejas, nos centros comunitários e principalmente pela indignação frente às injustiças sociais.
 O que vemos hoje no Sindicato dos químicos são uns pseudos Sindicalistas a serviço da ALUNORTE/ NORSK HYDRO e totalmente destoado dos anseios dos trabalhadores.

Hoje, o que temos:
O Assédio moral é gritante no interior da fábrica. Os trabalhadores (as) são humilhados (as), demitidos por caprichos de alguns gerentes. A empresa chegou ao absurdo de demitir trabalhadores doentes ou voltando do benefício. Isto acontece porque a Direção do Sindicato age como “garoto de recado” da empresa é totalmente omissa quando se trata dos interesses dos funcionários da Alunorte. A quem interessa esta postura?
O SINDQUIMICOS perdeu tudo: Conquistas históricas, respeito conquistado com muita luta. E até a vergonha na cara.
 Olhem a farsa do processo de intrajornada.
A intrajornada que foi negociado a preço de banana podre com a empresa. Como se faz um negócio desses sem que os trabalhadores tivessem conhecimento de quanto deveriam receber e, consequentemente, quanto estavam perdendo.  Quando dois times jogam um perde, e o outro ganha. Quem ganhou com essa negociação? Quem ficou com o nosso suado e pouco dinheiro?

 Mas, ainda tem jogada na história da intrajornada.
 A direção do Sindicato com se fosse o dono dos trabalhadores retirou sem autorização prévia parte do pouco dinheiro que foi negociado, alegando pasmem, pagamento dos honorários advocatício, ora bolas! Não foram eles que informaram que a Alunorte seria a responsável por este pagamento. Isto chama – se apropriação indevida e é crime. (Ver informativo de nº 27 do SINDQUIMICOS), estamos vivendo uma situação muita séria e grave.
 Por tudo isto estamos declarando a OPOSIÇÃO SINDICAL,  seremos a voz dos nossos companheiros, contra estes traidores, e vamos lutar para que cada integrante da Alunorte passem a ser novamente respeitados.

Conheça o tamanho do calote: acesse o Blog do camarada Rogilson (rogilsonrodrigues.blogspot.com), nele estamos disponibilizando a tabela de cálculo para que cada trabalhador calcule o valor real que deveria receber pela intra jornada; o blog já teve mais de 1000 acessos em uma semana.

Oposição sindical Valorização e Luta.

Comentários

Camaradas esse é o material que estamos entregando em toda a Alunorte. Apesar de não obtermos autorização para fazermos na frente da empresa criamos mecanismos para fazê-lo!HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!
MARCELHO disse…
Camarada sindicalista rodrigues , poderia fazer uma entrevista com voce , pois estudo o movimento sidndical, especialmente deste a sua estrutura sindical e a relação dela com a privatização da vale em 1997. meu contato é marcelho2006@hotmail.com . É A PARTIR DESTA MATÉRIA DE SUE bLOGGER QUE ME ENTERESSA

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação SA 8000 em cheque na Hydro Alunorte.

SindQuímicos não conseguem explicar o valor baixo na Participação nos Resultados da Hydro Alunorte.

DIREÇÃO DO SINDIQUIMICOS SE ACOVARDA E ABANDONA TRABALHADORES